sábado, 6 de agosto de 2011

Almôndegas de frango e cogumelos com molho de tomate, bacon, cogumelos e camarão

Festival dos Oceanos ao rubro.
Terça-feira: concerto de António Zambujo.
Quinta-feira: visita ao Planetário e a alguns Museus à Noite.
Sexta-feira: espectáculo Waterfall.
Quase todos os dias, tenho ido rumo a Lisboa para apreciar espectáculos, oferta simpática do munícipio.

Ontem, para além do espectáculo, houve mais tempo para confraternizar com amigos, à roda da mesa, com boa comida e vinhaça! A mim, coube fazer o prato principal, acompanhado com uma salada gostosa e antecipada por uma outra salada schlép, obra dos anfitriões. Como sobremesa, uma mousse de manga, saída das mãos de uma outra conviva.

O prato principal, com um nome maior que grande: Almôndegas de frango e cogumelos com molho de tomate, bacon, cogumelos e camarão.


Ingredientes:
500g de carne de frango, limpa de ossos e peles
250g de cogumelos frescos
500g de miolo de camarão congelado
150g de bacon em cubos
200 ml de vinho branco
1 lata de tomate em cubos (390g)
1 cenoura
3 c. sopa de pão ralado
2 c. chá de amido de milho
1 pitada de farinha
1 cebola
1 dente de alho
1 ovo
2 folhas de louro
noz-moscada, sal, cominhos
salsa fresca picada
azeite


Pique a carne, metade dos cogumelos e 1/4 cebola. Junte o pão ralado e o ovo batido. Misture bem e polvilhe com um pouco de farinha (só para facilitar moldar as bolinhas).
Leve, ao lume, o tomate, 1/2 cebola picada, 1 folha de louro, a cenoura cortada em pedaços pequenos e um pouco de azeite, e deixe cozinhar um pouco. Molde as almôndegas e vá colocando-as no molho de tomate. Deixe estufar as almôndegas (vire-as quando necessário).

Entretanto, leve, ao lume, o dente de alho picado, finamente, em azeite. Quando estiver louro, junte o miolo de camarão (já descongelado), o bacon, 1 folha de louro e o resto dos cogumelos picados, grosseiramente. Deixe cozinhar.

Quando as almôndegas estiverem prontas, retire-as do molho de tomate. Passe este molho pela varinha mágica e adicione-lhe 100 ml de vinho branco. Dissolva 1 c. chá de amido de milho num pouco de água e junte ao molho. Volte a colocar as almôndegas no molho de tomate e leve ao lume até apurar mais um pouco.

Ao camarão, junte, também, 100ml de vinho branco e 1 c. chá de amido de milho dissolvido em água. Deixe cozinhar mais um pouco para evaporar o álcool. Junte este preparado às almôndegas. Polvilhe com salsa fresca picada e sirva acompanhado com arroz branco e salada.

A receita das almôndegas foi retirada de Elvira's Bistrot
Já o molho de tomate e restantes intervenientes foram pensados no momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário