segunda-feira, 25 de abril de 2011

Mais almoço de Páscoa


Como me pareceu que a Delícia Silvestre não chegasse para 7 pessoas e como não sabia que havia mais sobremesas, resolvi fazer algo mais para completar esta minha tarefa de sobremesa em troca de almoço de Páscoa (lol).

Depois de alguma procura, decidi-me por uma tarte de grão que, pondo a modéstia de parte, ficou d-i-v-i-n-a-l!


Ingredientes
1 base de tarte de massa folhada
200g de açúcar
25g de farinha
125g de grão enlatado cozido
20g de margarina derretida
3 ovos
Raspa de 1 limão pequeno
Açúcar em pó para polvilhar
Canela q.b.

Misture o açúcar, a farinha, o puré de grão (fiz em puré com a ajuda do liquidificador), os ovos a margarina arrefecida, a raspa de limão e canela a gosto. Mexa bem até ter uma massa homogénea.
Coloque a massa folhada numa tarteira (com o papel para não ter que untar) e pique o fundo com um garfo.
Deite o recheio sobre a massa e polvilhe com bastante açúcar em pó (é o que cria a superfície estaladiça).
Leve ao forno a 180ºC, cerca de 30 minutos.

Nota 1: da próxima vez, vou usar uma tarteira de menor diâmetro, para que o recheio não fique tão fino.

Nota 2: como não consegui encontrar açúcar em pó em nenhum dos três supermercados a que fui (Pingo Doce, Minipreço e Polisuper), fi-lo em casa:
200g de açúcar branco
1 1/2 c. s. de amido de milho (vulgo: farinha Maizena)
Passei no liquidificador até ficar em pó
(não usei todo o açúcar em pó para polvilhar)

Inspiração: As receitas lá de casa


A minha prima fez, também, um bolo de chocolate, muito gostoso.
Deixo a fotografia e, mais tarde, partilharei a receita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário