domingo, 24 de abril de 2011

Almoço de Páscoa


Com a mãe a viajar pelos estrangeiros, fiz-me convidada do almoço de Páscoa dos tios e primos, em troca de uma sobremesa. Encontrei a que se segue e escolhi-a por ter um aspecto divinal.

A receita original era com amoras. Eu fiz com uns morangos que comprei, ontem, na feira semanal aqui perto (uma pessoa resolve começar a comprar a fruta local e nas feiras e vendem-nos uns morangos todos pisados... ao menos, são morangos com sabor a morango!)



Delícia Silvestre

Ingredientes
4 ovos
285g de açúcar
40g de farinha com fermento
1 c.s. de chocolate em pó
250g de morangos
6dl de natas de soja
8 folhas de gelatina incolor
200g de chocolate branco
200g. de chocalate de culinária
manteiga q.b.

Bata os ovos com 85g de açúcar, Adicione a farinha, o chocolate em pó e envolva, delicadamente. Coloque a massa num tabuleiro forrado com papel vegetal e untado com manteiga. Leve ao forno, durante 10 minutos, a 180º. Retire e deixe arrefecer. Depois de frio, retire o papel vegetal.

Coloque 4 folhas de gelatina num recipiente com água e as outras 4 num outro recipiente. Leve ao lume, 2dl de natas e deixe ferver. Retire e junte o chocolate branco em pedaços e adicione 4 folhas de gelatina escorridas e mexa até ficar bem envolvido. Deixe arrefecer e adicione mais 1dl de natas batidas, envolva e reserve.
Leve ao lume mais 2dl de natas e deixe ferver, retire e adicione o chocolate de culinária em pedaços, mexendo bem. Adicione as outras 4 folhas de gelatina escorridas. Deixe arrefecer, adicione as restantes natas batidas e reserve.

Prepare a compota, levando ao lume os morangos com o resto do açúcar, em brando e mexa até estarem quase desfeitos. Retire e deixe arrefecer.

Componha a delicia:
Por cima do bolo, verta metade do preparado de creme branco. Alise e leve ao frigorífico até solidificar. Acrescente um pouco de compota e alise. De seguid,a junte o creme de chocolate negro e leve ao frigorifico até solidificar. Retire, acrescente o resto da compota e do chocolate branco. Leve, novamente, ao frigorífico a solidificar.
Decore com pedaços de morango e conserve no frigorífico até à hora de servir.

Nota 1:
As notas de soja não são as ideiais para bater, pois não crescem.
Da próxima vez, os 2dl de natas a bater, farei com natas "normais".

Nota 2:
Ficou saborosa, mas, da próxima vez, terei que fazer mais bolo, doce branco e compota (e esta, de modo a ficar menos doce), porque, para a taça que escolhi (e nem é muito grande), estes ficaram muito fininhos. Talvez o dobro da receita.


Inspiração: Sabor Intenso

Nenhum comentário:

Postar um comentário