domingo, 5 de maio de 2013

Bolo de banana

Há imenso tempo que não faço um bolo... por falta de vontade, por preguiça, por não ser muito saudável.
Mas, hoje, estou a precisar de comfort food: tenho o carro avariado e o arranjo deve ser caro!


Que ingredientes tenho em casa? Umas bananas demasiado maduras para comer: prefiro as mais para o verde!
Procurei e encontrei uma receita de bolo de banana e, ao contrário do habitual, siga-a à risca, não acrescentando nem modificando qualquer ingrediente.

Ingredientes
2 bananas
1 chávena de açúcar (225g)
2 chávenas de farinha (320g)
1 c. chá de fermento
4 c. sopa de margarina
4 ovos
canela


Ligue o forno a 180ºC.
Coloque as bananas descascadas no microondas, durante 1 minuto. Retire, esmague-as com um garfo e reserve.
Separe as gemas das claras. Reserve as gemas e bata as claras em castelo. Reserve as claras.
Às gemas, adicione o açúcar e bata muito bem, com a batedeira. Junte a margarina amolecida e bata a massa, durante uns minutos. Adicione as bananas e misture bem. Junte a farinha com o fermento, aos poucos e batendo sempre. Envolva, com uma colher de pau, as claras em castelo.
Unte uma forma com margarina e polvilhe com uma mistura de farinha com canela. Deite o preparado na forma e leve ao forno, a 180ºC durante 30 minutos ou até estar cozido. Deixe repousar no forno para não arrefecer de repente.


 
 

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Frango salteado com legumes e amêndoas

Depois de regressar de um mês fora do país, por motivos de trabalho, fui instada para prepar um jantar para os amigos, cá em casa. Eram mais que muitos: casais e filhotes... foi muito bom!

Como sempre, gosto de fazer comidas diferentes, variar, pois é, quase, a única forma de cozinhar e testar as minhas capacidades. Precisava de algo simples, rápido e que agradasse tanto ao paladar dos miúdos como gos graúdos.

Encontrei esta receita nas Receitas lá de Casa e fiz algumas alterações, principalmente, nas quantidades, pois alimentei 11 adultos e 5 crianças (+ 1 bebé que não conta, pois é muito pequenina para estas comidas!).
 



Ingredientes
8 peitos de frango
1 pimento vermelho
1 embalagem de cogumelos brancos frescos
1/2 courgette
2 alhos franceses (só a parte branca)
1 cebola média
1 mão cheia de amêndoas
Sumo de 1 limão
molho de soja q.b.
Azeite e sal q.b.
especiarias e ervas aromáticas a gosto
arroz branco e salada para acompanhar
vinho para regar o repasto

Corte os peitos de frango em pedaços pequenos e coloque numa frigideira com azeite. Regue com o sumo de limão e tempere a gosto (eu, raramente, uso sal; prefiro usar especiarias e ervas aromáticas a olho).
Enquanto o frango cozinha, pique a cebola fininha, corte o pimento e a courgette em cubos pequenos e o alho francês e os cogumelos em fatias finas. Num wok ou frigideira, já com azeite, salteie os legumes. Junte as amêndoas e regue com molho de soja. Deixar cozinhar (a receita original coloca os legumes juntamente com o frango; mas, achei que as crianças e o molho de soja poderiam não ser uma boa combinação).

Depois de cozinhado, sirva acompanhado com arroz branco, salada e regado com bom vinho (só para os adultos, claro; crianças a água ou sumo).