segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Pizza de couve-flor

Ando numa busca por alimentação com poucos hidratos de carbono, mas variada e divertida. Nesta busca, deparei-me com pizzas sem massa. Eu já tinha feito, há uns anos, pizzas em que a base é carne picada e/ou soja moída e ficam bem boas, mas queria algo diferente. Procurei um pouco e encontrei, no Recipe Girl, algo que me encheu o olho: pizza de couve-flor... sim, leram bem: couve-flor. Fiquei tentada e decidida e pensei logo em fazê-la para o almoço de sábado que iria ser passado no escritório. E, assim, foi!
Claro que não é o mesmo que a pizza tradicional, mas tenho a dizer-vos que fiquei convencida: não dá muito trabalho fazer e fica muito apetitosa! Recomendo!

Ingredientes
2 chávenas de couve-flor picada ou ralada
1 chávena de queijo mozzarela ralado (ou outro queijo, ou mistura de queijos)
1 ovo
orégãos
molho de tomate
queijo mozzarela, q.b.
pimento verde e pimento vermelho, q.b.
rebentos de soja, q.b.
1/2 cebola picada
azeite




Rale a couve-flor no ralador de queijo (foi o que fiz e não dá muito trabalho; mas, pode ser picada na 1,2,3 com cuidado para não ficar em puré). e leve ao micro-ondas durante cerca de 8 minutos, para amaciar. Retire e deixe arrefecer, um pouco. Depois, junte a couve-flor, o queijo ralado, o ovo e os orégãos. Envolva bem. Coloque numa forma untada com um pouco de azeite (eu utilizei, também, papel vegetal com um pouco de azeite) e espalhe bem, para ganhar a forma redonda de base de pizza (estes ingredientes deverão dar para 2 pizzas com cerca de 25cm de diâmetro, cada). Regue com um pouco de azeite para ajudar a tostar. Leve ao forno, a 220ºC, durante cerca de 15 minutos ou até ficar dourada.

Entretanto, prepare a cobertura: Salteie, num pouco de azeite, pimentos vermelho e verde em tiras, rebentos de soja e a cebola picada. Polvilhe com orégãos e deixe cozinhar.

Cubra a base da pizza com molho de tomate, o preparado de pimentos e rebentos de soja e polvilhe com queijo ralado. Leve ao forno, durante cerca de 5 minutos, para derreter o queijo.

E, depois, deliciem-se: fica mesmo bom!



NOTA: a cobertura da pizza tem de ser cozinhada previamente, pois a 2ª ida ao forno é, apenas, para derreter o queijo e aquecer a pizza.


E, aqui, no trabalho, acompanhada de uma bela salada!




domingo, 25 de novembro de 2012

Hummus aldrabado

Há que tempos que ando com vontade de experimentar fazer e comer hummus.
Agora, que tenho de fazer uns lanchinhos a meio da manhã e a meio da tarde, foi a altura ideal.
Andei à procura de receitas. Parece que tahini é um dos ingredientes. Mas, não o consegui encontrar em lado algum... e, também, não foi desta que o fiz eu.
Assim, procurei receitas de hummus que não levassem tahini. Encontrei no In the mood for food e, para não variar, não segui a receita (só não utilizei a água e a paprika).

Ingredientes:
1 lata de grão escorrido
sumo de 1 limão
3 dentes de alho pequenos e descascados
1 c. café de cominhos em pó
1/4 de chávena de azeite
sementes de sésamo, qb

Junte todos os ingredientes num recepiente e triture com a varinha mágica até ficar cremoso.
Supostamente, aqui, entraria a água, para tornar a mistura menos espessa, mas eu não vi necessidade (talvez tenha usado azeite a mais, não sei). 
O que sei é que ficou gostoso e serviu para petiscar, umas vezes com pepino e outras pimento vermelho (tipo paté em tostas, mas a tosta era o pepino ou o pimento).

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Mini quiches vegetarianas


A onda vegetariana continua que, por estes lados, está-se de dieta.

Inspirada numa receita do livro do Dr. Atkins, fiz umas quiches vegetarianas que, dos ingredientes principais, só mantive a cebola e o pimento verde.

Ingredientes
2 ovos batidos
brócolos cozidos em vapor
1/4 pimento verde em cubos
1/4 cebola picada
1/2 queijo fresco grande em pedaços
1/4 lata de tomate picado

Misturar todos os ingredientes.
Untar 12 formas de queques com azeite e encher com a massa.
Levar ao forno, durante cerca de 20 minutos, a 180ºC.



As quiches podem ser congeladas e aquecidas no microondas

Ficaram demasiado húmidas (presumo que, por ter colocado o líquido do tomate de conserva; para a próxima, colocarei menos ingredientes líquidos), mas, nem por isso, pouco saborosas!


A receita original:
250g de espinafres congelados em pedaços
3/4 chávena de substituto líquido do ovo
3/4 chávena de queijo magro em pedaços
1/4 chávenas pimentos verdes cortados
1/4 chávena de cebola picada
3 gotas de molho picante (facultativo)

Leve os espinafres ao microondas. Escorra o líquido em excesso.
Unte 12 formas de queques com gordura.
Misture o substituto do ovo, o queijo, o pimento, a cebola e os espinafres. Divida a massa pelas formas. Leve ao forno a 180ºC durante 20 minutos, até ficarem bem cozidas.